Notícias
5 dicas para um gestor de hospital saiba como otimizar seus processos

A seguir daremos dicas de como é possível aplicar práticas contábeis para otimizar o gerenciamento das contas de um hospital. Como perceberá, elas não são tão difíceis para se colocar em prática e podem se tornar grandes aliadas do gestor hospitalar.
Organize as contas
Embora seja um procedimento comum na atividade de gestor, organizar todas as entradas e saídas do caixa é uma grande aliada. Nem sempre essa atividade é realizada de maneira correta ou completa. Dessa maneira, é importante que todas as contas do hospital estejam registradas e organizadas em bases seguras e de fácil acesso para a equipe de gestão, de forma que possa propiciar a manipulação eficiente de todos os demonstrativos.
Essa forma de organização irá permitir o acompanhamento continuo das atividades contábeis para o controle prestação de contas, além de propiciar as ações de planejamento uma vez que, com as contas equilibradas e transparentes, fica mais fácil projetar atividades ou mesmo investimentos futuros.
Identifique as dificuldades e modifique processos
Constantemente o registro e o controle das contas não acontecem de forma correta, pois os procedimentos usados para isso são inadequados ou possuem algum tipo de problema operacional. Sendo assim é fundamental que a equipe gestora busque identificar potenciais dificuldades nas atividades contábeis para que em seguida, planeje e execute ações com a finalidade de modificar os seus processos.
Essas práticas garantem a transparência das contas da instituição, ajudam a organizar todas as atividades financeiras efetuadas no ambiente hospitalar e são, ainda, uma forma eficiente de evitar fraudes ou formas de corrupção que possam ser praticadas por funcionários.
Use a tecnologia a seu favor
Os recursos tecnológicos estão ai pra tirarmos o maior proveito deles. Esses estão inseridos nos mais variados tipos de atividades humanas para que facilite e ofereça suporte também para as práticas contábeis desenvolvidas no ambiente hospitalar. O não uso dessas práticas reflete o retrocesso o que impede o desenvolvimento dos processos administrativos.
Um software de gestão em saúde é uma ótima ferramenta para se usar nesse contexto. Há programas que integram informações financeiras de todos os setores do hospital, articulando os dados recebidos de modo a evitar divergências no faturamento e erros de registro contábil. Além disso, essas ferramentas dão maior confiabilidade aos processos de contabilidade, permitindo análises financeiras mais detalhadas, bem como possibilitam projeções e planejamento.
Otimize o faturamento
O que significa otimizar o faturamento?
Significa criar melhores condições para identificar, analisar, controlar e estimar as entradas contábeis na instituição. A contabilidade é de suma importância para o desenvolvimento desse processo, pois através de suas ferramentas é possível padronizar os lançamentos que devem ser cobrados.
Essa otimização é necessária tanto na organização quanto para o controle de supervisão das práticas financeiras realizadas, pois essas ações organizam e direcionam a contabilidade do dia-a-dia, oferecendo melhores condições para a realização pontual de auditorias internas e externas nas contas da instituição.
Conheça os impostos cobrados
Conheça a carga tributária específica que incide sobre as contas do hospital. Sabemos a quantidade enorme de impostos pagos pelas instituições de saúde, panorama este que pode ser relativamente revisto a partir de uma análise tributária especializada. Desta forma, a contabilidade hospitalar pode ajudar o gestor a identificar determinadas possibilidades para diminuir a carga tributária que incide sobre a instituição. Mas isso é realmente possível? A resposta é sim, isso é possível porque a legislação brasileira nem sempre é clara quanto a certos impostos, além de permitir formas de isenção e algumas compensações.