home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Aprenda o que são investimentos

    Coin On Wooden Table In Front Of Green Bokeh Background. - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Aprenda o que são investimentos

    Em economia, em linhas gerais, investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro.
    O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido. O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques. O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
    Em finanças, existem também os chamados investimentos financeiros, tais como ações, caderneta de poupança, etc., que são uma área específica destinada às finanças pessoais.

    Classificação dos investimentos

    Independentes/dependentes
    Dois investimentos A e B dizem-se independentes quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pelas receitas líquidas do outro.
    São dependentes quando as receitas líquidas forem afetadas pela realização do outro. Dentro desta classificação, podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos.
    Complementares – quando a influência for positiva; Concorrentes – quando a influência for negativa; Mutuamente exclusivos – a realização de um exclui a realização do outro.

    Convencionais/não convencionais

    Convencionais – Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de um ou mais períodos de receitas líquidas.
    Não convencionais – No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.

    Grande/Pequeno

    Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema de preços.

    Inovação/Substituição/Expansão/Estratégico

    Inovação – Tem, por objectivo, a produção e lançamento de novos produtos. Assim sendo, estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis ações.
    Investimento de substituição – São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são os que apresentam menos incerteza.
    Investimento de expansão – Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimos de despesas que corresponde a um aumento das receitas.
    Investimentos estratégicos – Não têm, por objecto, aumentar diretamente a rentabilidade da empresa, mas sim promover a as condições favoráveis à sua prosperidade e ao êxito dos projetos anteriormente referidos.

    Investimento em ativos fixos

    Os investimentos em ativos fixos são objecto de diversas classificações, sendo os mais frequentes tipos de investimento:

    1- Os investimentos de substituição são os mais comuns e de mais fácil análise: as empresas já conhecem os custos das imobilizações a substituir.
    2- Os investimentos de expansão destinam-se a aumentar a capacidade de produção ou de escoamento de produtos acabados.
    3- Os investimentos de modernização visam à introdução de novas tecnologias. Têm, como objectivo específico, a melhoria da produtividade do trabalho ou a redução dos custos industriais ou de distribuição.
    4- Os investimentos de inovação destinam-se à introdução de novas tecnologias ou de melhoria de produtos.
    5- Os investimentos sociais visam direta ou indiretamente à melhoria das condições de trabalho na empresa.
    6- Os investimentos ambientais, algumas vezes impostos pela legislação em vigor, têm, como objectivo, preservar o meio ambiente.
    7- Os investimentos estratégicos têm finalidade ofensiva ou defensiva em relação às empresas concorrentes.

    Classifique nosso post post
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      A Nota fiscal é a certidão de nascimento da compra.…
      Cresta Posts Box by CP