home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Certificado digital para profissionais da Saúde

    Qa Quality Assurance And Quality Control Concept - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Certificado digital para profissionais da Saúde

    O certificado digital para médicos, dentistas e outros profissionais da saúde é uma valiosa ferramenta que garante a veracidade e segurança de suas informações em transações feitas pela internet. Atualmente, estamos expostos aos mais diversos tipos de invasões que podem colocar em risco o profissionalismo, causando sérios prejuízos.

    Sendo assim, à medida que a tecnologia evolui, mais importante se torna a utilização de ferramentas capazes de garantir confiança e praticidade na rotina de um profissional. Por isso, é tão importante que você conheça o que o certificado digital pode proporcionar nesse sentido. Acompanhe este artigo e veja as funções dessa ferramenta.

    Por que um profissional da saúde precisa de um certificado digital?

    O certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona, basicamente, como uma assinatura virtual que tem validade jurídica e garante proteção em transações eletrônicas e outras ações realizadas no meio virtual. Assim, ele serve como uma forma de identificação de uma pessoa física ou jurídica, proporcionando mais segurança e agilidade em suas operações.

    Diante das atividades médicas por exemplo, percebemos que esse elemento se torna cada vez mais essencial, principalmente, para assinatura de prontuários e laudos médicos. Além disso, ele pode ser utilizado para outras finalidades que mencionaremos ao longo deste artigo.

    Quais os benefícios do certificado digital para um médico ou um dentista?

    Segurança de informações

    Sabemos que a tecnologia proporcionou uma nova forma de comunicação e integração entre pessoas e também com as empresas e órgãos do governo, facilitando o dia a dia de todos eles.

    Entretanto, juntamente a esses benefícios apareceram pessoas maliciosas capazes de capturar dados e informações para obter vantagens ilícitas. Com isso, surge a necessidade de ter uma ferramenta capaz de proteger todos esses elementos desses tipos de indivíduos. A segurança do certificado digital se dá, principalmente, pelas suas chaves criptografadas.

    Redução de burocracias

    Com a certificação, é possível alterar os modelos tradicionais de trabalho e substituí-los por formatos digitais, totalmente eficientes, rápidos e mais seguros na comparação com modalidades mais antigas. Além desses processos substituírem burocracias e atividades manuais, também poderá ocorrer uma grande redução no número de impressões e consumo de papel, contribuindo para a sustentabilidade.

    Redução de custos e maior desenvolvimento do seu negócio

    Ferramentas como o certificado digital lhe proporciona uma maior flexibilidade e comodidade para que você fique ainda mais focado na sua atividade principal, executando as tarefas que, efetivamente, proporcionarão mais resultados, como:

    • Qualificação do atendimento a seus pacientes;
    • Investimento em marketing estratégico para o seu negócio;
    • Melhoria do relacionamento com fornecedores, colaboradores e demais pessoas;
    • Mais tempo dedicado ao estudo de sua área de atuação.

    Utilização de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

    Um dos principais motivos que está fazendo médicos de todo o Brasil adquirirem certificados digitais é a utilização do PEP. Basicamente, trata-se de um recurso capaz de armazenar todo o histórico de atendimentos e procedimento de um paciente. A tecnologia permite, inclusive, a troca de informações entre profissionais de outras especialidades.

    Com o PEP, é possível gravar dados de consultas, medicamentos ministrados, tratamentos em andamento ou concluídos, bem como exames que já foram solicitados e entregues ao médico responsável para análise. Além de toda essa integração, o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) também pode inserir informações referentes a planos de saúde e atendimentos no SUS. Isso sem mencionar outros benefícios, como a eliminação de fichas e papéis, que já mencionamos em outro tópico.

    Emissão de documentos para a declaração do Imposto de Renda

    Apesar de o envio da Declaração do Imposto de renda ser exigida apenas no primeiro semestre de cada ano, você, enquanto médico, deve se preocupar com ela o ano todo. Com o certificado digital é possível acessar diversos meios de comunicação que fornecem informações para serem inseridas em sua declaração.

    Além disso, com essa ferramenta você conseguirá acessar o portal da Receita Federal para verificar, entre outras questões, a situação da sua declaração, bem como informações sobre restituição ou verificar a necessidade de retificação.

    Por fim, podemos concluir que o certificado digital para profissionais da saúde é uma ferramenta quase que indispensável, principalmente para aqueles que querem ter segurança e praticidade na transmissão de dados utilizando a internet.

    Fonte: Infoco Certificação Digital
    Classifique nosso post post
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      Confira os principais insights da Mentoria Coletiva sobre Gestão de…
      Cresta Posts Box by CP