home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Contabilidade Financeira: tudo que você precisa saber

    Screenshot 10 - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Contabilidade Financeira: tudo que você precisa saber

    A contabilidade financeira, também conhecida como contabilidade geral ou contabilidade externa, é um instrumento crucial para interpretar e analisar a situação financeira de uma empresa ou organização. Além disso, é também uma obrigação legal imposta às empresas.

    O que é a contabilidade financeira?

    A contabilidade financeira é o ramo da contabilidade que serve para o registo financeiro de uma determinada organização ou empresa e que permite partilhar informação com o exterior, a incluir investidores, bancos, Finanças e Segurança Social e outros interessados. Engloba ainda todos dados necessários usados legalmente para este fim. A contabilidade financeira tem uma periodicidade definida, que pode ser mensal, trimestral ou anual. Tudo depende das áreas da contabilidade e da decisão que a empresa ou organização adota.

    Assim, a contabilidade financeira regista e comunica periodicamente as informações de âmbito económico e financeiro de uma determinada empresa perante as pessoas e entidades externas com interesses no estado da mesma, submetida a exigências e requisitos fiscais e legais. É uma obrigação legal essencial para a tomada de decisões aquando da gestão da empresa ou organização.

    Para que serve?

    A contabilidade financeira serve principalmente para fornecer informações precisas ao exterior sobre a situação financeira e resultados da empresa. A interpretação dos dados e a respetiva comparação com outras entidades denomina-se de comparabilidade do patrimônio e dos exercícios entre empresas, e obedece a regras legais, transversais a todas as entidades. Em Portugal, estas regras são definidas através do Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

    Dessa forma, como obrigação legal, a contabilidade financeira serve para tributar o lucro das organizações e empresas de forma objetiva e equitativa, bem como garantia para os credores e investidores, garantindo o correto tratamento dos bens patrimoniais das organizações e empresas.

    A contabilidade financeira identifica, mede, analisa e interpreta as informações financeiras relacionadas à atividade da entidade. Ela garante o bom planeamento do orçamento empresarial, a avaliação dos recursos e responde a diversas perguntas, das quais são exemplo:

    • Qual o valor das vendas num certo período de tempo;
    • Qual o stock existente;
    • Qual o lucro obtido;
    • Qual é o montante de impostos a pagar;
    • Qual é o produto ou serviço mais vendido ou que garante uma maior rentabilidade;
    • Qual o número de clientes que compraram ou recorreram aos nossos serviços e Etc.

    São exemplos de contabilidade financeira os fluxos de caixa, a conta corrente e os registos diários as transações, as demonstrações financeiras de uma empresa ou organização e dos seus ativos e passivos e eventual patrimônio, auditorias internas e externas, análise, balancete e demonstração de contas.

    Fonte: Billomat
    Classifique nosso post post
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      Especialista fala sobre como o contador pode ajudar empresas permanecerem…
      Cresta Posts Box by CP