home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Escrituração Contábil: por que ela é tão importante?

    Accounting Planning Budget Concept : Business Woman Offices Work - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Escrituração Contábil: por que ela é tão importante?

    No meio contábil e empresarial, a escrituração contábil é conhecida por outros nomes. Alguns deles são “escrituração mercantil”, “escrituração comercial”, “escrituração fiscal” ou mesmo “escrituração tributária”.

    A escrituração contábil consiste nos registros de todos os fatos relacionados às atividades do seu negócio que são realizadas pelo seu contador. O profissional é responsável, por exemplo, pela produção de relatórios (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício), pelo envio de declarações (Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, SPED Fiscal e SPED Contábil) e pela apuração de impostos (IPI, ISS, PIS, Cofins e IRPJ).

    Toda empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade, deve manter sua escrituração atualizada. Dada sua importância no tratamento das informações, ela é feita seguindo técnicas específicas cujo aprendizado demanda do profissional muito estudo e dedicação.

    Como a escrituração contábil é realizada?

    O processo de escrituração contábil mune a empresa de informações valiosas que poderão ser utilizadas para fundamentar o processo de tomada de decisão. Isso acontece por meio de relatórios — como o Controle do Fluxo de Caixa e o relatório de faturamento —, com o objetivo de cumprir suas obrigações junto ao fisco, aos acionistas e à sociedade em geral.

    A ação fundamental da escrituração contábil é o registro das movimentações realizadas pela empresa, que é feito ao se classificar em uma conta específica do Balanço Patrimonial uma determinada operação. Ela é feita respeitando os princípios que fundamentam a ciência contábil.

    Qual é o papel do contador nesse processo?

    Ter um contador competente e especializado à disposição fará toda a diferença no pagamento certo dos tributos da sua empresa e no envio correto de suas declarações. Esse trabalho evita dores de cabeça desnecessárias com os agentes governamentais fiscalizatórios e garante que seu empreendimento, seja ele do tamanho e segmento que for, esteja trilhando o caminho do sucesso.

    Se você deseja ter um cotidiano mais tranquilo e garantir que seu negócio seja sustentável, não basta apenas terceirizar seu serviço contábil. É fundamental que ele esteja sendo realizado por profissionais competentes.

    Além de dar mais segurança ao seu negócio, a parceria auxiliará na melhoria das suas rotinas, pois profissionais gabaritados irão realizar a escrituração contábil da maneira correta. Eles ainda auxiliarão a adequar seus processos internos de forma a alinhar suas tarefas administrativas com as técnicas necessárias à correta escrituração contábil, levando em conta aspectos gerenciais e contábeis. Logo, isso ajuda a dar mais clareza e agilidade à informação.

    Classifique nosso post post
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      A medida provisória não se aplica às operações de crédito…
      Cresta Posts Box by CP