Notícias
Finanças Pessoais X Finanças Empresariais

Há muitos empresários com dificuldade em manter os compromissos financeiros e a maioria está nessa situação por ter cometido erros como misturar as finanças pessoais com o caixa da empresa.
Para te ajudar separamos cinco regras básicas que suas finanças empresariais não se misturar com as pessoais e ter um planejamento financeiro de sucesso!
1 – Tudo começa com um levantamento financeiro
O primeiro passo para organizar financeiramente é fazer um levantamento sobre o que sua empresa está gastando e faturando. Sem essa informação, é impossível controlar como está a entrada e saída de dinheiro, o que só dificulta ainda mais qualquer planejamento futuro.
Através dessa análise é possível ter uma noção de como está a viabilidade do negócio e de quanto ele precisa para funcionar por mês. Torne um hábito a prática do controle financeiro, revisando sempre os orçamentos mensais. (Falamos sobre algumas dicas para empreendedores).
2- Gaste menos do que ganhar
A regra fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio é o controle dos gastos. Todo empreendimento que gasta mais do que ganha está fadado ao fracasso, com base no primeiro passo, faça o levantamento dos gastos, sempre tenha a certeza que as despesas fixas e variáveis estejam dentro de um teto estabelecido.
Se as despesas estiverem acima do faturamento médio então é a hora de começar a cortar gastos. Todo regime de contenção de gastos é difícil e trabalhosos, mas lembre-se que isso pode significar o futuro do seu empreendimento.
3 – Fluxo de caixa é o principal indicador
Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de toda movimentação financeira. Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas.
É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão que oferece gráficos de entradas e saídas, demonstrativos, gastos com pessoal e despesas, etc.
4 – Fiscalize a taxa de conversão das receitas da empresa
Será que o gasto para entregar um produto ou serviço está sendo rentável? Para chegar a uma resposta está na hora de calcular os ganhos, usando uma fórmula simples: subtraindo os custos operacionais das receitas obtidas, resultando nos ganhos do negócio.
Obtendo o saldo negativo, significa que ainda não alcançou o equilíbrio de rentabilidade e é hora de realizar mudanças estratégicas em seu empreendimento. Se for positivo, pode seguir o caminho, pois este é o correto para obter o retorno do investimento.
5 – Não utilize recursos da empresa para compras pessoais
Entender que a empresa é uma entidade separada da pessoa física é o passo mais importante para conseguir uma vida financeira de sucesso, apesar de ser trabalhoso nos primeiros anos. É recomendável que a empresa tenha sua própria conta, com rotina de pagamentos e compromissos.
Faça a separação dos gastos pessoais, simplesmente trabalhando com a transferência para a pessoa física e registrando as retiradas.Com este controle fica simples entender os gastos, quanto o você retira do negócio e o padrão de retiradas.
É muito importante além de fazer a separação das despesas, ter uma assessoria adequada e especializada para te ajudar. Entre em contato com a Adventus Contabilidade!