home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Finanças Pessoais X Finanças Empresariais

    Screenshot 2 - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Finanças Pessoais X Finanças Empresariais

    Há muitos empresários com dificuldade em manter os compromissos financeiros e a maioria  está nessa situação por ter cometido erros como misturar as finanças pessoais com o caixa da empresa.

     

    Para te ajudar separamos cinco regras básicas que suas finanças empresariais não se misturar com as pessoais e ter um planejamento financeiro de sucesso!

     

    1 – Tudo começa com um levantamento financeiro

     

    O primeiro passo para organizar financeiramente é fazer um levantamento sobre o que sua empresa está gastando e faturando. Sem essa informação, é impossível controlar como está a entrada e saída de dinheiro, o que só dificulta ainda mais qualquer planejamento futuro.

     

    Através dessa análise é possível ter uma noção de como está a viabilidade do negócio e de quanto ele precisa para funcionar por mês. Torne um hábito a prática do controle financeiro, revisando sempre os orçamentos mensais. (Falamos sobre algumas dicas para empreendedores).

     

    2- Gaste menos do que ganhar

     

    A regra fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio é o controle dos gastos. Todo empreendimento que gasta mais do que ganha está fadado ao fracasso, com base no primeiro passo, faça o levantamento dos gastos, sempre tenha a certeza que as despesas fixas e variáveis estejam dentro de um teto estabelecido.

    Se as despesas estiverem acima do faturamento médio então é a hora de começar a cortar gastos. Todo regime de contenção de gastos é difícil e trabalhosos, mas lembre-se que isso pode significar o futuro do seu empreendimento.

     

    3 – Fluxo de caixa é o principal indicador

     

    Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de  toda movimentação financeira. Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas.

     

    É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão que oferece gráficos de entradas e saídas, demonstrativos, gastos com pessoal e despesas, etc.

     

    4 – Fiscalize a taxa de conversão das receitas da empresa

     

    Será que o gasto para entregar um produto ou serviço está sendo rentável? Para chegar a uma resposta está na hora de calcular os ganhos, usando uma fórmula simples: subtraindo os custos operacionais das receitas obtidas, resultando nos ganhos do negócio.

     

    Obtendo o saldo negativo, significa que ainda não alcançou o equilíbrio de rentabilidade e é hora de realizar mudanças estratégicas em seu empreendimento. Se for positivo, pode seguir o caminho, pois este é o correto para obter o retorno do investimento.

     

    5 – Não utilize recursos da empresa para compras pessoais

     

    Entender que a empresa é uma entidade separada da pessoa física é o passo mais importante para conseguir uma vida financeira de sucesso, apesar de ser trabalhoso nos primeiros anos. É recomendável que a empresa tenha sua própria conta, com rotina de pagamentos e compromissos.

     

    Faça a separação dos gastos pessoais, simplesmente trabalhando com a transferência para a pessoa física e registrando as retiradas.Com este controle fica simples entender os gastos, quanto o você retira do negócio e o padrão de retiradas.

     

    É muito importante além de fazer a separação das despesas, ter uma assessoria adequada e especializada para te ajudar. Entre em contato com a Adventus Contabilidade!  

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      A legislação vem passando por algumas mudanças ultimamente, é de…
      Cresta Posts Box by CP