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    Gestão de Pessoas não é RH! Entenda as diferenças

    Screenshot 13 - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Gestão de Pessoas não é RH! Entenda as diferenças

    Nos dias de hoje as organizações estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar dos colaboradores que nelas trabalham. Por esse motivo, elas reavaliam constantemente as suas práticas, colocando as pessoas no centro de sua estratégia.

    Mas, afinal, de quem é essa responsabilidade? Apesar da maioria das pessoas tratarem esses conceitos como sinônimos, você sabia que existe diferença entre gestão de pessoas e RH?
    Primeiramente podemos dizer que os profissionais do RH são parte importante na gestão de pessoas, mas a gestão de pessoas não se resume ao RH. Você entenderá melhor com o nosso post de hoje!

    Quais as responsabilidades do profissional de Recursos Humanos?

    O profissional de RH é o responsável pela direção dos processos burocráticos que regulamentam as relações entre patrões e colaboradores. Sendo assim o setor de RH controla as atividades de seleção e recrutamento, além de efetuar pagamentos e supervisionar o plano de carreira ou a concessão de bonificações.

    De modo geral podemos afirmar que o gestor de RH monitora todo o caminho profissional enquanto durar o seu vínculo com a instituição, da admissão à demissão, responsabilizando-se por todos os trâmites e exigências legais.

    Mas e a gestão de pessoas, o que é?

    Por muitas vezes, até por quase sempre associarem os dois termos, os profissionais de RH acabam por tomar para si uma função que compete ao gestor de pessoas.

    Esse profissional é responsável por estimular o engajamento entre o funcionário e a empresa, tornando o ambiente de trabalho mais harmônico. Nesse sentido o maior desafio de um gestor é inspirar os seus colegas a contribuir, espontaneamente, com as metas organizacionais da empresa.

    Além disso, o gestor de pessoas deve objetivar a motivação dos profissionais para que o mesmo se adapte às condições de trabalho e não se deixe abater diante dos obstáculos, buscando qualificar-se frequentemente e elevar sua autoestima cada vez mais.

    Sendo assim, podemos concluir que a responsabilidade de fato do gestor de pessoas é priorizar o aumento da produtividade na organização, sem que isso reflita em prejuízos e na qualidade de vida do colaborador. Por isso é um trabalho que requer audácia e coragem, pois deve reforçar o interesse da empresa em garantir a satisfação de sua equipe.

    Entenderam a diferença desses dois profissionais importantíssimos para as organizações? Esperamos que sim!
    Um abraço, e até o próximo post.

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