home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Oferta x Procura, como se diferenciar?

    Screenshot 5 - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Oferta x Procura, como se diferenciar?

    Dentro da economia, há um modelo de determinação de preços no mercado, muito conhecido como a Lei de Oferta e Procura. Aqui, consumidores procuram pelos produtos e serviços, e as empresas, em contrapartida, disponibilizam esses produtos. De modo mais simples: se houver aumento no preço, gera um aumento da quantidade ofertada daquele bem. E assim, se ocorrer a queda do valor daquele produto, diminui-se a quantidade ofertada.

    Ficou complicado? Vamos explicar!

    Pense no preço da gasolina. Quando o valor sobre, faz com que as empresas que querem lucrar busquem novos meios, desde perfurar mais poços de petróleo, expandir a exploração, abrir mais postos… Assim, o preço maior leva a uma quantidade maior de produtos, denominando-se a lei da oferta.

    E a concorrência perfeita?

    Essa aqui ocorre quando os agentes econômicos tomam decisões que acabam tornando a quantidade procurada igual a oferecida, resultando o famoso e idealizado equilíbrio econômico. Assim, quando a oferta excede a procura, o preço vai tender a cair. E o contrário também: se a demanda supera a oferta, aumenta-se o preço.

    Mas é só isso que pode influenciar?

    Não! São vários fatores que podem alterar esse relacionamento. Por exemplo, a oferta depende de preço, quantidade e até mesmo da tecnologia utilizada. Já a procura, está muito mais ligada a preferência do consumidor, preço final, qualidade e até facilidade de compra. Além disso, marketing e poder de compra entram dentro deste tópico.

    Por esses e outros itens, é que a contabilidade também faz parte de tudo isso. Compreender essas variáveis e auxiliar na soma dos valores fixos ajuda empresas a manterem-se no mercado, inclusive garantindo concorrência.

    Gostou? Quer saber como podemos te ajudar? Venha até nosso escritório e podemos bater um papo. Até logo!

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      No artigo de hoje, falaremos de dois setores que estão…
      Cresta Posts Box by CP