home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (62) 3307-4207
  • location_on

    Avenida Brasil, 902
    Centro / CERES - GO
    CEP: 76300-000

Deixe sua Mensagem

    Técnicas de Recrutamento e Seleção- O que são e como implementá-las

    Screenshot 29 - Adventus Empresarial e Assessoria Jurídica - Técnicas de Recrutamento e Seleção- O que são e como implementá-las

    O processo de contratação é um dos mais importantes para a organização, porém alguns empreendedores não dão o devido valor pois não entendem o quanto pode ser assertivo o processo de contratação. Sem aplicar as técnicas o RH a chance de se contratar pessoas sem o perfil desejado e pouco qualificadas são enormes. Com esses problemas há o aumento de turnover devido à rotatividade, número de demissões onde gera custos de encargos.

    Mas não é somente esse o motivo para investir em técnicas de recrutamento e seleção: ao longo deste post vamos ver tudo a respeito do assunto. Para ajudar, vamos explicar o seu conceito, evidenciar os benefícios desse tipo de planejamento e enumerar as principais técnicas de recrutamento e seleção para que o setor de RH da sua empresa saiba quais (e quando) usá-las. Boa leitura!

    O que são as técnicas de recrutamento e seleção?

    Com essas técnicas os recrutadores podem identificar precisamente quem são os melhores e mais qualificados candidatos alinhados à cultura organizacional da empresa. Para isso, eles podem usar algumas das mais populares do segmento, como a seleção interna; indicação de funcionários; banco de currículos; contatos com universidades e escolas técnicas; arquivos de sindicatos; agências de recrutamento e headhunters; redes sociais.

    Conhecendo as técnicas de recrutamento e seleção

    Fizemos um pequeno guia para que você entenda quais são os diferenciais de cada um deles nos processos seletivos em sua organização:

    1. Seleção interna
    Solução mais prática e objetiva, que consiste basicamente em analisar quais talentos internos podem absorver uma demanda em aberto na empresa. Ela pode funcionar melhor quando a empresa possui um plano de carreira e um bom sistema de avaliação dos funcionários. Dessa maneira cada oportunidade que se abre, terá uma alternativa para suprir as demandas.

    2. Indicação de funcionários
    Ainda em um modelo interno, mesmo que indiretamente, a indicação de funcionários tende a ser uma boa possibilidade de ter uma manutenção de qualidade entre os colaboradores. Especialmente, quando a empresa permite esse modelo de negócio. Afinal de contas, as indicações são feitas por quem conhece os processos internos da empresa e a pessoa que pretende indicar.

    3. Banco de currículos
    Para que funcione bem é importante que os profissionais de RH conheçam, em detalhes, as necessidades, exigências e o perfil desejado de pessoas para assumirem cada cargo na empresa. Assim, a cada processo seletivo realizado o RH pode armazenar os melhores candidatos que não conseguiram o cargo, mas que podem interessar em uma futura oportunidade.

    4. Contatos com universidades e escolas técnicas
    Excelente método para lapidar os profissionais desde os primeiros passos. Uma boa relação com as instituições de ensino promove a empresa, no seu ramo de atuação, e cria uma cultura de atração de talentos, demonstrando a preocupação em buscar jovens profissionais. Com isso é possível considerar a contratação não apenas de pessoas com perfis mais gabaritados, mas também: estagiários; jovens aprendizes; trainees; profissionais de nível júnior.

    5. Arquivos de sindicatos

    Muitos sindicatos já têm uma prévia do que pode ser o banco de currículos armazenado no seu RH. Isso porque muitos profissionais — novos e veteranos — buscam auxílio nessas entidades, seja para uma primeira oportunidade profissional ou recolocação. Dessa maneira, convém ter uma boa relação com o sindicato de sua categoria também. É um interessante complemento que pode fortalecer as suas outras técnicas de recrutamento e seleção.

    6. Agências de recrutamento e headhunters
    Headhunters são populares alternativas de recrutamento externo. O mesmo vale para as agências de recrutamento, que saem em busca de pessoas com o perfil desejado e já fazem uma filtragem para que você possa fazer a sua seleção.
    Vale destacar, no entanto, que são procedimentos mais custosos, embora tenham um elevado potencial de retorno para qualificar ainda mais o processo seletivo na sua empresa.

    7. Redes Sociais
    Por fim, uma das técnicas de recrutamento e seleção mais modernas — e acessíveis: as redes sociais. Por meio delas, você pode postar e divulgar as oportunidades na sua empresa de diversas maneiras, como: postagens na página da própria empresa compartilhamento para que mais candidatos qualificados vejam a oportunidade; divulgação em redes próprias para isso — como o LinkedIn; fóruns e páginas criadas para a divulgação e compartilhamento de vagas profissionais. O desafio nessa modalidade é filtrar os melhores candidatos.

    Vale ressaltar que todas essas técnicas podem ser utilizadas em conjunto. Uma não se sobrepõe à outra, o que proporciona uma estratégia ímpar para selecionar, realizar entrevistas e selecionar os candidatos ideias.

    Agora, além de colocar em prática as técnicas que vimos ao longo deste artigo, que tal compartilhar conosco qual técnica sua empresa pratica?

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você
      Começando ou mesmo reestruturando uma empresa?! Então, você deve conhecer…
      Cresta Posts Box by CP